Se você está atrás de botinas para trabalhar, quer dizer que busca algo que dure, aguente as batidas do dia a dia e que seja resistente. Quando digo que na Tropeiro Boots você encontra calçados melhores que botinas para trabalhar, não estou dizendo que calçados Tropeiro não são bons para usar no trabalho, muito pelo contrário! Embora o trabalho não seja o foco de seu design, as botinas Tropeiro têm um desempenho muito melhor do que as fabricadas com esse propósito em mente – E eu vou te provar isso aqui em baixo
Do que são feitas boas Botinas para Trabalhar?
Se falamos em botinas para trabalhar, falamos em calçado resistente, e se falamos em calçado resistente, falamos em couro – Em couro legítimo, ok? Além de sua resistência, o material tem várias outras qualidades que o fazem ser ideal para situações dos mais diversos tipos de trabalho. No artigo Como Escolher sua Bota de Couro falamos em detalhes quais são as qualidades do couro e porquê ele é o material ideal para aguentar o batidão diário.
Mas nem só com couro se faz uma botina, e não é só ele que determina o nível de resistência do calçado. O maior problema que se vê nos calçados comuns é com seu solado, que após certo tempo e dependendo do tipo de uso, acaba cedendo. A botina para trabalhar exige uma boa colagem de sola (melhor ainda se for blaqueada, um processo onde além da cola, também temos a costura do solado ao couro), que não depende apenas da cola usada, mas também das técnicas aplicadas.
Tropeiro Boots: Mais Resistente que Botinas para Trabalhar
Não é falácia, é comprovado! Nós da Tropeiro Boots, em parceria com a BIQ, levamos dois de nossos modelos para um teste de resistência, onde uma máquina segura nossas botinas e puxa seu solado até arrancar, medindo assim a força e resistência da colagem.
O solado usado nos dois testes é o mesmo do nosso modelo de Botina Masculina Colchete; O primeiro pé testado estava apenas colado, enquanto o segundo era blaqueado. Continue comigo que vou te mostrar os resultados!
Teste no Solado Colado
No primeiro teste os resultados já foram ótimos. Além da enorme força que a máquina teve que fazer para vencer a cola do nosso solado, quando conseguiu arrancar parte do solado, ele próprio acabou de dividindo por conta da pressão. Mas melhor do que ler, é ver. Dá uma olhada no vídeo:
O esperado de uma Botina de Segurança nesses testes é uma força de 50 kgf, mas a nossa botina atingiu incríveis 60,5 kgf! Isso é mais que 120% do exigido da Botina de Segurança. Acha que paramos por aí? Nada disso. Esse foi o teste com o solado apenas colado; algo bem mais surpreendente aconteceu quando testamos com o solado blaqueado.
Teste no Solado Blaqueado
Levamos o pé blaqueado com uma expectativa bem alta dos resultados, mas mesmo assim fomos surpreendidos. Sem muita enrolação, se liga no vídeo:
Pois é! A resistência do solado blaqueado foi tanta que ao invés da sola ser arrancada, o couro foi rasgado. A força necessária foi superior ao de Botinas para Trabalhar, incríveis 57,6 kgf. Não se engane pelos números menores que o primeiro teste: Após o solado não ceder nem um pouco a essa força tremenda, quem não aguentou foi o próprio couro.
A Vira Francesa
Como falamos, os dois testes foram feitos com o mesmo solado do nosso modelo de Botina Masculina Colchete, mas a técnica usada nesse é especial. A Botina Colchete possui a mais forte das técnicas de fixação de solado, deixando até o blaqueamento no chinelo.
O que é Vira Francesa?
A Vira Francesa é uma técnica de colagem de solados baseada em duas costuras da sola no couro feitas à mão, junto da colagem habitual. Na Tropeiro Boots os calçados de Vira Francesa são extremamente resistentes pois o solado é colado, blaqueado e costurado duas vezes com a técnica. Se já é uma tarefa que beira o impossível arrancar a sola blaqueada, imagina a de Vira Francesa! Essa sim é pra aguentar o pesado do dia-a-dia.
Aqui embaixo deixo os resultados de ambos testes. Não fica dúvida: quando o assunto é calçado versátil, a Tropeiro domina com modelos maravilhosos ao mesmo tempo que são extremamente resistentes e duradouros.
Que o calçado aguenta o tranco, tá provado. Para que você consiga explorar 100% do potencial dessas botinas de couro, basta colocar o que explicamos no artigo 12 Maneiras de Lacear suas Botas de Couro em ação e botar essa botina pra ralar!