Se existe uma coisa que pode te tirar do sério e acabar com o seu dia, é um calçado desconfortável. A cada movimento do pé você se lembra que está apertado ou que aquela região específica está incomodando. Não dá pra viver assim! Pensando nisso, a Tropeiro Boots vai te dar dicas de Como Lacear suas Botas de Couro
Das 12 dicas, 4 são para calçados de couro novos e os outros 8 são para calçados de couro já usados, mas que apenas laceá-los não foi o suficiente para garantir o máximo conforto.
- Use as Botas em Casa
- Congele o Calçado
- Secador de Cabelo com Meias Grossas
- Utilize um Shoe Tree
- Guarde Apropriadamente
- Troque de Calcanheira
- Use Meias Mais Finas
- Afrouxe os cadarços
- Passe Talco
- Use Produtos Específicos para Couro
- Apele para um Sapateiro
- Compre Novas Botinas de Couro
Como Lacear Sapatos de Couro
O couro é conhecido por ser um material resistente e que laceia rápido e toma o formato dos pés de quem usa calçados feitos do material. O couro, porém, possui suas variações, com alguns tipos que demoram mais que outros para lacear.
Aqui embaixo estão algumas dicas de como lacear suas botas e botinas de couro:
1 – Use as Botas em Casa
O tempo que uma bota de couro demora para lacear não está ligado aos dias em que foi usada, e sim ao tempo. Se usar um par durante 8 horas em um dia ou 4 horas por dia durante dois dias, terá o mesmo resultado. Quando se deseja usar o modelo para algum trabalho ou evento que exige muito tempo em pé ou muita caminhada, é bom que o calçado já esteja bem laceado para evitar desconforto e até calos. Para tal, aproveite aqueles momentos em casa para vestir a bota e passar o dia nos seus afazeres enquanto o couro se trabalha nos seus pés. Assim, quando chegar a ocasião, a bota ou botina já vai estar muito mais confortável.
2 – Congele o Calçado
Um macete para lacear o couro é através de sacos com água. Primeiro, meça o espaço da bota que deseja lacear, em seguida encha um saco com água (De preferência sacos próprios para congelador) e feche bem, de maneira que não tenha bolhas de ar e não vaze. Coloque o saco de água dentro do calçado e deixe-os no congelador por 8 horas. Passado esse período, retire-os e espere o gelo derreter. De forma alguma retire o saco ainda congelado, pois pode causar danos à bota de couro.
Isso funciona porque a água, em seu estado sólido, aumenta de volume, o que força o couro como se você estivesse com o par nos pés.
3 – Secador de Cabelo com Meias Grossas
Esse é de longe o truque mais perigoso e deve ser feito com cuidado. Não recomendamos de forma alguma que seja feito com calçados de couro do tipo Nobuck ou Camurça.
A ideia é bem simples: Vista meias grossas, calce o par e use o secador para esquentar o couro, de uma distância segura. Muita atenção e calma nesse processo, pois há grande risco de queimar a bota de couro caso o secador seja mal manuseado. Não o deixe muito próximo ao couro, nem utilize temperaturas demasiadamente altas. Ao menor sinal de mudança na aparência do material, interrompa a técnica.
4 – Utilize um Shoe Tree
Shoe Tree é uma forma ajustável de madeira. Ela pode ser usada tanto para lacear o calçado quanto para conservá-lo.
Para lacear sua botina de couro com uma Shoe Tree, basta colocar o objeto dentro do par e ajustar seu tamanho de forma que force levemente o couro, por um ou dois dias. Para fins de conservação, sempre após utilizar a botina, insira a Shoe Tree no calçado e deixe lá por um dia inteiro. A madeira irá absorver o suor gerado com o uso ao mesmo tempo que mantém o formato do couro, prolongando a vida e qualidade do material. Para isso é importante ter mais que um par de botinas, em um cenário onde você utiliza um par enquanto o outro descansa com a Shoe Tree.
Vale dizer que o aparelho funciona muito bem para Botinas e sapatos, mas não para botas montaria, pela dificuldade de passar pelo seu cano. Em botas cano curto, a depender do modelo, é possível utilizar uma Shoe Tree.
Como deixar o calçado já laceado mais confortável
É possível que mesmo depois de laceado o calçado ainda esteja levemente apertado ou desconfortável em algum ponto. Para esses casos, separamos 8 dicas para trazer mais conforto às suas botas e botinas usadas.
5 – Guarde Apropriadamente
O couro, para permanecer na sua melhor forma, deve ser devidamente condicionado. Guarde o calçado em local arejado, protegido do sol e humidade e não o deixe ficar parado por muito tempo. Caso fique sem uso por longos períodos, a sua bota country de couro pode mudar de formato e enrugar.
6 – Troque de Calcanheira
Calcanheiras, mais conhecidas como palmilhas, podem causar muito desconforto quando mal posicionadas ou desgastadas devido ao uso contínuo. Por essas e outras, quando a raiz do desconforto ao calçar a bota vem das palmilhas, é uma ótima ideia trocá-las. Procure sempre por palmilhas em gel e macias, como as utilizadas na Tropeiro Boots. Além de maior duração, vão te deixar literalmente “pisando fofo”.
7 – Use Meias Mais Finas
Muitos casos de botas e botinas de couro apertadas podem ser resolvidos de uma maneira bem simples: Meias finas. Se você tem costume de usar meias mais grossas, dê oportunidade às meias finas e teste se a bota calça melhor. Meias mais grossas geralmente são utilizadas para lacear os calçados, ao tempo que meias finas priorizam o conforto, com uma sensação extra de liberdade para os pés (Potencializada pelos forros do calçado de couro).
8 – Afrouxe os cadarços
Em casos de botas e botinas com cadarço, é mais do que justo afrouxar um pouco os nós para aumentar a folga do seu pé. Afrouxar os cadarços tem um impacto em todo o calçado, desde o cano até o peito, aliviando pontos de pressão. Deixe os entrelaços do cadarço mais soltos e sentirá que a largura da sua bota tem um alcance maior do que você imaginava.
9 – Passe Talco
A função do talco de bebê aqui é reduzir o atrito entre o seu pé e a bota. Não tem segredo: É só colocar um pouco de talco dentro do calçado e calçar! Antes de realizar o processo, certifique-se de que tanto o seu pé quanto o interior do calçado estejam bem secos, pois caso estejam húmidos ou molhados, podem gerar uma pasta ao entrar em contato com o talco.
10 – Use Produtos Específicos para Couro
O mercado do couro é gigante e o material é muito popular por conta de suas várias qualidades e utilidades. Por essa e outras, existem diversos produtos específicos para o couro, cada um com seu propósito. Caso já tenha aplicado todas as técnicas acima e o calçado ainda não esteja legal, uma das melhores coisas a se fazer é adquirir um produto específico para amacear o couro, como um hidratante para couro, e aplicar no calçado conforme as instruções de cada produto.
11 – Apele para um Sapateiro
É, meu amigo, se todas as técnicas acima não foram o suficiente, chegou a hora de chamar o profissional. Leve sua bota ou botina de couro para um sapateiro de confiança, explique os problemas que tem com o calçado e deixe o resto com ele. Por sua experiência, o Sapateiro poderá fazer coisas com o calçado que estão fora do nosso alcance, como trocar o solado, por exemplo.
12 – Compre Novas Botinas de Couro
Há ainda a possibilidade do melhor Sapateiro da cidade não conseguir resolver o seu problema, o que é comum com calçados de muito longa data. Se você se encontra nessa situação, já conhece bem as qualidades e vantagens que o couro oferece e está na hora de aposentar o par antigo e investir em novos pares de Bota. Na Tropeiro Boots você encontra o melhor de Botinas e Botas Country que o mercado pode oferecer, por um preço justo e sob ótimas condições de venda.
Uma Bota Saudável é uma Bota Confortável
No assunto “Calçado”, o conforto é um dos tópicos mais importantes e deve ser levado em consideração sempre antes de adquirir um novo par de botas, porém apenas os processos acima citados não são o suficiente para uma bota confortável e duradoura. Para manter o conforto por mais tempo, assim como para manter a sua bota por mais tempo, é necessário ter alguns cuidados especiais com o produto, que envolvem manutenção constante.