Nem só de estilo e cavalgada vive o cowboy: Os esportes equestres vêm fortíssimos no meio Country, carregando toda a tradição que permeia esse mundo, desafiando dos peões mais novos até os mais experientes e os levando ao limite, seja para montar um touro brabo ou para cavalgar através de obstáculos.
Aqui no Brasil é tradição vermos algumas das modalidades nos rodeios, e hoje vamos falar da Prova dos Três Tambores, uma clássica das famosas festas de peão. Então sem mais enrolação, pode pegar os acessórios para montaria: botar o seu melhor chapéu, calçar suas botas country Tropeiro e seguuura peão!
História
Em 1948, no Texas, nascia uma das provas que hoje é parte inerente do mundo country: A Prova dos Três Tambores. Ao Brasil ela demorou um pouco pra chegar, tendo sua primeira aparição no início da década de 70, mas foi ganhar uma associação representativa nos rodeios apenas em Outubro de 2003 – a ANTT.
Quando olhamos lá atrás na história do mundo Cowboy, vemos que era predominantemente masculino, fato que mudou de tempos pra cá, e você pode ter certeza que a Prova dos Três Tambores teve um impacto forte nisso, pois abraça todos os gêneros e faixas etárias.
Não importa qual o tamanho das suas Botas Country, muito menos se são masculinas ou femininas. Para participar dessa prova basta dominar bem o seu alazão e ter boa sincronia com o equino. A Tropeiro Boots vai te contar tudo sobre a competição.
Regras da Prova dos Três Tambores
A prova conta com uma amazona ou um cavaleiro, montados em seu cavalo, e três trambores posicionados em formato de triângulo, à 30 metros de distância entre si. Os competidores devem dar giros nos tambores e voltar até a linha de partida. Ganha aquele que fizer o percurso no menor tempo.
- Após a partida, o competidor pode escolher livremente a ordem dos tambores;
- O primeiro tambor deve ser contornado com um giro de 360º, não importando a direção do giro (O peão pode decidir na hora qual será o melhor sentido da volta);
- O segundo e terceiro tambor devem ser contornados na direção contrária do primeiro;
- Os três tambores são de 200 litros, porém vazios. A distância de 30 metros entre eles é verificada pelo juiz;
- Caso um tambor seja derrubado durante o percurso, são acrescidos 5 segundos ao tempo final da prova;
- Caso dois tambores sejam derrubados, o participante é desclassificado
- O peso mínimo para participar é de 65 kg, sendo aferido junto com mantas, sela e freio;
- A saúde do equino também é extremamente importante: Após o trajeto, o cavalo é avaliado. Caso encontrem ferimentos de chicotes ou esporas, o competidor também é desclassificado.
Tropeiro Boots: O Traje do Peão
A vestimenta também está nas regras da prova, e deve ser seguida à risca para que se possa participar. O competidor deve trajar calça, chapéu, camisa longa com punhos abotoados e suas botinas ou botas country.
Simples, porém desafiadora, a Prova dos Três Tambores exige sincronia entre pessoa e animal e é peça chave do mundo country feminino, uma vez que os grandes nomes dessa competição são de amazonas.
Curtiu? Então aproveita e confere outras dicas do mundo Country que a Tropeiro Boots separou para você:
Loja de Botas: Saiba como Escolher uma Bota para Praticar Hipismo