O Western Pleasure (em tradução livre “prazer ocidental”) tem suas origens nos Estados Unidos e a inspiração de sua criação foi o Velho Oeste. Antigamente, quando grandes distâncias eram percorridas a cavalo, muitos cavaleiros repararam que nem todos os cavalos eram eficientes para o percurso.
E foi ali que começaram a estudar os aspectos de cada cavalo, a fim de entender o porquê de alguns conseguirem percorrer grandes distâncias e outros não. Analisaram os passos, a galopada, o tempo que levava para responder a comandos, se era calmo ou não. Os que tinham passos mais largos e macios eram os que chegavam ao final do trajeto.
A necessidade de treinar cavalos foi o que inspirou os americanos a criarem um esporte que o objetivo principal é julgar os trejeitos dos cavalos. E nos Estados Unidos o Western Pleasure é uma das modalidades com maior número de simpatizantes, apesar de ser muito pouco conhecida no Brasil.
Fascinante, não é mesmo? Pois bem, nós da Tropeiro Boots vamos te contar tudo sobre essa modalidade e você vai se encantar também!
Sobre as provas
As provas do western pleasure são bem técnicas e não possuem cronômetros. Logo, os competidores não têm um tempo certo para terminar a prova. E por isso os cavalos que participam dessa competição tendem a ser mais calmos e dóceis. Assim, até crianças podem participar, já que não apresenta perigo para elas. É um esporte bem familiar.
As regras são claras, o cavaleiro deve segurar as rédeas com apenas uma mão e a outra não pode encostar no cavalo em momento nenhum após o início da prova. E outro detalhe: a mão escolhida para guiar o cavalo não pode ser trocada.
A prova começa avaliando, principalmente, a sintonia entre o cavalo e o cavaleiro. Primeiro eles dão a volta na arena, a passos, logo após começa o trote e em seguida o galope. E quem comanda essa mudança é um juiz. Assim, ele consegue averiguar a facilidade que o equino recebe as ordens. Também é analisada a postura do pescoço e da cabeça, além da elegância que o cavaleiro o conduz.
Um ponto muito importante e que também faz uma grande diferença na avaliação é o vestuário do cavaleiro. Como o Western Pleasure é um esporte elegante, o cavaleiro deve estar vestido a altura. Normalmente com trajes country tradicionais, e o mais importante: botina masculina preta.
Para acertar em cheio no traje uma botina preta masculina é primordial, pois quem deve brilhar mesmo é o equino. Porém, o cavaleiro continuará elegante.
Ponto de partida para outros esportes
Por ser um esporte mais tranquilo e sem a pressão de um tempo predeterminado para a realização da prova, o Western Pleasure se tornou o ponto de partida para quem quer competir em outras modalidades equestres, muito vistas nos Rodeios de hoje em dia. Pois assim adquirem a experiência necessária para participar de outras competições.
E é, acima de tudo, um esporte para os amantes de animais e para os que têm o prazer de montar cavalos.
Seja competindo ou só assistindo, o Western Pleasure é uma experiência única. É um verdadeiro show, tudo pensado nos mínimos detalhes para ser o mais perfeito possível. Desde o treinamento dos cavalos aos trajes e calçados.
Vai participar de uma competição ou ser um telespectador? Então lembre-se de se arrumar a altura para Vai participar de uma competição ou ser um telespectador? Então lembre-se de se arrumar a altura para esse evento fascinante. Na Tropeiro Boots você encontra as melhores botinas para esse momento. Entre em nosso site e confira as melhores ofertas.