Os couros do tipo Camurça e Nobuck são materiais muito estilosos, mas precisam de cuidados especiais para permanecerem limpos, principalmente devido sua sensibilidade à água. Neste post você encontrará dicas de como manter suas botas limpas e com aspecto de novas.
Camurça é um tipo de couro que pode ser bem temperamental quando os assuntos são arranhões, manchas ou marcas de água. Embora muitos tenham medo de limpar os couros Camurça e Nobuck, o processo é bem simples e fácil de fazer, basta apenas conhecer as técnicas e a maneira correta de aplica-las. Além de ser um processo simples, pode ser realizado apenas com produtos que você encontra facilmente em casa.
Caso o seu calçado seja de outro tipo de couro, acompanha este guia.
Você vai precisar de:
- Para a maioria dos casos:
- Uma escova com cerdas macias ou uma escova própria para Camurça (Uma escova de dentes velha funcionará)
- Um pano ou toalha de banho limpos
- Jornal ou alguma outra coisa para preencher a bota
- Água (Para as manchas de água)
- Para manchas e arranhões maiores:
- Uma borracha escolar
- Vinagre branco
Passo a passo
- Seque as botas: Antes de limpar suas botas Nobuck, é necessário que estejam secas. Caso ainda estejam úmidas, preencha-as com jornal de forma que ela mantenha o formato original (Como as buchas que vieram dentro dela, quando as comprou) enquanto as espera secar; deixe-as em local seco e em abrigo do sol. Se estiverem encharcadas, remova as palmilhas e coloque uma toalha absorvente dentro do calçado. O tempo desse processo varia de acordo com o quão molhada a bota está, mas de maneira alguma utilize uma fonte direta de calor para acelerar o processo (Secadores, por exemplo), pois corre o risco de queimar o couro.
- Encha as botas: Caso você ainda não o tenha feito, utilize o jornal para preencher a parte interna da bota, de forma que mantenha o seu formato original enquanto você realiza os próximos passos.
- Em caso de terra e detritos: Use a escova para gentilmente retirar toda a terra seca da superfície e para amenizar os arranhões. Escove sempre na mesma direção, a menos que tenha algum arranhão no caminho. Nesse caso, será necessário escovar para frente e para trás até que ele suma, e então escove na direção original.
- Passe um pano seco: Seguindo o trabalho de escovar, passe na superfície da bota um pano seco e limpo para remover toda a poeira ou pequenas partículas que sobraram. Passe o pano na mesma direção em que escovou para manter um padrão. Esse deve ser o último passo se a bota estava apenas meio opaca ou com alguns arranhões. Se ainda existem arranhões, marcas ou manchas, siga para o próximo passo.
- Em caso de marcas fortes: Para terra ou marcas remanescentes, use a borracha escolar e passe com força para frente e para trás na área. Termine usando novamente a escova.
- Em caso de manchas de água: Se a água descoloriu alguma área, remova as manchas da sua bota camurça molhando uma escova ou toalha limpa e gentilmente passe na bota, em torno da mancha. Assim que estiver molhada, remova o excesso de água com uma toalha seca. Preencha a bota com jornal seco e a deixe terminar de secar durante a noite.
- Em caso de marcas de sal ou manchas mais fortes: Se suas botas foram vítimas de marcas de sal (Ou qualquer outro tipo de mancha), você pode usar vinagre branco para tentar removê-las. Molhe uma toalha ou pano com o vinagre e aplique na área manchada. Deixe a bota absorver e então use a escova para remover as manchas e reviver o couro.
No final do processo você terá em mãos uma bota Camurça/Nobuck com aspecto de nova, pronta para a próxima batida! Assim como outros tipos de couro, esses dois exigem um cuidado periódico. Como são de um material ‘peludo’, acabam acumulando sujeira com facilmente, o que pede um cuidado mais frequente do que os demais couros.
Curtiu as dicas? Já aproveita e confere os modelos de botas Nobuck e Camurça da maior qualidade e design exclusivo que a Tropeiro Boots oferece!
Veja também:
Como Escolher sua Bota de Couro