A dúvida para diferenciar a bota, a botina e o coturno é mais comum do que pensamos. Esses calçados são bem parecidos e as suas características mais discretas são os que os tornam únicos e diferentes. Todos podem ser usados no rodeio e são itens bem estilosos, mas o que muda?
Pensando nessa dúvida, decidimos separar os três calçados e explicar tudo que você precisa saber sobre eles. Continue lendo para saber mais e não deixe de garantir o seu calçado!
Bota
As botas são calçados que possuem cano acima do tornozelo, isso até mesmo na sua versão com cano curto. Entre as suas características estão, normalmente, ter zíperes na lateral, e quando não tem, possuem algum outro meio para lhe ajudar a colocá-la.
O nome “Bota” possui várias variantes. Temos as Botas Texanas, Botas Montaria, Botas Cano Curto e muitas outras. No geral, todos esses tipos acompanham um salto, que varia de tamanha em cada modelo.
É tanta variedade de Botas que fica difícil saber quando usar cada uma, não é mesmo? Nisso a Tropeiro te ajuda. Nós vamos te dar dicas de como usar Botas Montaria, Botas Texanas Femininas e Texanas Masculinas.
Botina
Já a botina, apesar de ser um tipo de bota, tem um design mais rústico, e ainda sim, casual e o seu diferencial é o seu cano curto, que fica pela altura do tornozelo. Além disso, ela se caracteriza pelo fato de que pode ser calçada apenas ao encaixar o pé, com bastante facilidade.
Outro ponto interessante é que a botina tem um elástico na lateral por esse motivo, mas também existem modelos com cadarços. O seu intuito é ser prático e confortável para quem usa, além de passar segurança para performar atividades no campo, como plantações ou tratamento dos animais.
Mesmo assim, esse é um sapato bem estiloso e fácil de ser encontrado nos pés de todos nas festas de rodeio e outros eventos. Tanto os cowboys quanto as cowgirls usam a botina para complementar o look e obter um visual bem despojado. Ainda não está convencido de que precisa de uma botina? Então dá uma olhada nesses Motivos para Ter uma Botina Masculina e 3 Motivos para ter uma Feminina.
Coturno
Com o nome derivado do latim, o coturno é uma referência a sandálias com a sola mais grossa e amarradas até o joelho, apesar de não termos essa opção no mercado atual. Mas ele também é um tipo de bota.
O modelo mais famoso é, provavelmente, o coturno militar, usado como parte da farda do exército. Mas já ganhou o mundo e tem uma grande aceitação do dia a dia, por homens e mulheres. Essa é uma bota moderna e versátil.
É de se esperar que o coturno ofereça bastante segurança e proteção para quem usa, toda a sua estrutura foi pensada para isso e para atender as necessidades militares. Logo, características como o cano alto, solado grosso, biqueira reforçada, material mais resistente e até o cadarço foram incluídas para isso.
Apesar desse estilo mais pesado, ele é um sapato estiloso e combina com diferentes looks, principalmente no estilo rocker, uma grande tendência desse ano.
Se você está procurando uma dessas opções de calçado, venha conhecer a Tropeiro Boots e as opções do nosso catálogo. Agora que já sabe a diferença entre esses três, tá na hora de aprender a Como aliar a Moda Country no Dia a Dia e também Quais os Looks Country para 2023